domingo, 14 de outubro de 2012

Processo de revestimento em pó: Equipamento de Pintura a Pó


Revestimento em pó

O revestimento em pó é um processo que reveste uma superfície por aplicação de um pó seco sobre o objecto a ser revestido, utilizando várias técnicas. Após a aplicação do pó sobre a superfície, é aquecido num forno até ao seu ponto de fusão do pó e forma uma camada uniforme de tinta sobre a superfície. Esta camada ou película formada sobre a superfície tem muitas vantagens quando comparado com a pintura convencional. O filme é menos suscetível a rachaduras, cascas, arranhões, raios UV e ferrugem, em comparação com revestimento líquido. Antes de discutirmos o processo de revestimento em pó, vamos dar uma olhada no equipamento de revestimento em pó.

Equipamentos de Pintura a Pó

Equipamento de revestimento em pó é um conjunto que envolve a pulverização de pó carregadas electrostaticamente sobre um substrato pré-aquecido à terra. Equipamento de revestimento em pó vêm em dois tipos, equipamentos de revestimento eletrostático e leito fluidizado. No revestimento electrostático, as partículas de pó são carregadas e acelerou para a parte aterrado com a ajuda de uma arma. Este tipo de equipamento reduz o desperdício e excesso de tinta. As armas utilizadas são de dois tipos:

* Tribo de carregamento de armas: O atrito entre o cano da arma e do pó gera a carga eletrostática.

* Os Corona armas de carga: A carga eletrostática é gerada pelo fornecimento de energia elétrica.

De leito fluidizado é um recipiente que é preenchido com o pó e tem uma câmara de ar na parte inferior. O substrato é pré-aquecido e suspensa nesta leito de pó. Este pó adere à superfície do substrato.

Processo de revestimento em pó

Como discutido anteriormente, o revestimento em pó é um processo de aplicação de tinta em pó seco a uma superfície. Existem basicamente três passos envolvidos no processo de revestimento em pó. Estes passos são discutidos abaixo.

Processo de pintura a pó - Preparação do Substrato

Este é um passo essencial de revestimento em pó que irá afetar o acabamento da pintura. A parte que é para ser revestido em pó devem ser bem preparados para o processo de revestimento em pó, para que possamos obter o melhor revestimento. É necessário para remover quaisquer vestígios de óleo, graxas de lubrificação, restos de óxido ou de qualquer outra mancha sobre a superfície da peça a ser em pó revestido. Para limpar a superfície, seja a técnica de abrasivo ou tratamento químico é utilizado. O tipo de técnica de limpeza depende do tipo de corante para ser limpo, do tamanho e do material do substrato. Fosfatos e cromatos são os produtos químicos que são normalmente utilizados para a limpeza química da peça. Preparação da peça é processo de múltiplos estágios que envolve várias etapas. As técnicas utilizadas para a preparação de diferentes tipos de superfícies variar. Estes são dadas abaixo:

* Jateamento: madeira, plástico, vidro,

* Silicon Carbide Grit: material não metálico

* Granalha de Aço Elenco: Peças de aço (cantoneiras, vigas, etc)

Assim, o objectivo do passo de preparação é para limpar a superfície do substrato e tornar a superfície pronto para revestimento em pó, de modo que o revestimento adere bem à superfície.

Processo de pintura a pó - Aplicando o Pó

Neste passo, o pó é aplicado à superfície da peça. O pó utilizado para o processo de revestimento em pó consiste em partículas finamente moídas de pigmentos e de resina. Estas partículas são carregadas electrostaticamente e pulverizado sobre a superfície. Antes de pulverização do pó, a peça é electricamente à terra (0 tensão), de modo que as partículas positivamente carregadas pulverizados sobre a superfície da peça aderir à superfície até que o processo de revestimento em pó é concluída. Diferentes tipos de armas são utilizados para pulverizar o pó sobre a superfície. Uma carga positiva é transmitida sobre as partículas por a arma e, em seguida, eles são ejectados sobre a superfície a ser pintada. Este é um método convencional de pulverização do pó sobre a peça. Outro método utilizado para o processo de revestimento em pó é chamado a técnica de leito fluidizado. Neste método, a peça é aquecida e, em seguida mergulhados em pó-cheia cama. O pó adere à parte e derrete na superfície quente para formar um revestimento.

Processo de revestimento em pó - Cura

O processo de revestimento em pó não termina com a pulverização do pó na peça. A cura é necessário, de modo que o pó adere ao substrato de forma permanente. A cura é o passo onde a peça a ser revestida é mantida em um forno eo pó é permitido para derreter e para formar uma camada uniforme sobre a superfície. O forno usado para a cura pode ser forno de cura de infravermelhos ou um forno de cura de convecção. A peça é mantida em um conjunto forno a uma temperatura requerida para o pó para derreter e para reagir quimicamente, a fim de formar um revestimento adequado. Normalmente, a temperatura necessária para o pó para curar é de cerca de 200 graus Celsius ea duração para o qual ele tem de ser aquecido, é de cerca de 10 minutos.

Com o uso de equipamento adequado de revestimento em pó para o processo de revestimento em pó, obtemos um acabamento duráveis ​​e da ligação da tinta é mais forte, em comparação com a pintura convencional. A principal vantagem do revestimento em pó é a de que não há necessidade de um solvente e do revestimento é resistente a produtos químicos. A utilização do processo de revestimento em pó está a aumentar, como também é favorável ao meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário